top of page

Old is the new young - o design de A Avó Veio Trabalhar

Estive recentemente em Lisboa e me deparei com um perfeito exemplo de como o design pode tornar algo simples em mais atrativo e interessante.

É o caso do A Avó Veio Trabalhar, um projeto sem fins lucrativos que promove um incentivo social para as senhoras idosas sairem da inércia através de desafios criativos. 

As vovós participam livremente do projeto se encontrando no espaço da loja e preenchendo o seu tempo com atividades comuns para vovós como bordado, crochê, costura e tricô. E qual o pulo do gato? Elas são incentivadas a criarem objetos mais cool e atuais. É como se elas fossem costurar uma boneca de pano, só que ao invés disso elas escolhessem um tecido estampado com bananas e um formato pré determinado de molde de um "Boneco Imaginário", visualmente mais atrativo e moderno e mais interessante para as crianças. Simples assim! 

E tudo segue da mesma forma! Com as almofadas combinadas com tricot, bordado e cores vibrantes até simples fotos antigas em preto e branco transferidas pra tecidos e que foram bordadas livremente com linhas coloridas pelas vovós.

Cada peça tem uma etiqueta que mostra a foto da avó que a criou e explica o conceito da peça e daquela coleção.

Todo o dinheiro do projeto ajuda a pagar os custos da loja e a promover viagens e passeios com as avós, aumentando ainda mais a interação social entre elas.

A identidade visual da loja é minimalista e está integrada ao processo de modernização do bairro São Bento, um dos que mais vem sofrendo com a gentrificação que atinge a hype e nova Lisboa. 

Uma mesa no centro com cadeiras e poltronas espalhadas pela sala. Nas prateleiras laterais da loja estão dispostos os produtos à venda. E muitas senhoras entrando e saindo do espaço. 

A Susana, idealizadora do projeto que nos recebeu, contou que algumas avós aparecem em dias fixos, outras preferem produzir em casa, e outras gostam de ir todos os dias. É totalmente livre! Conta também que acontece muito questionamento sobre o que será feito em cada coleção. Algumas ainda não enxergam o potencial de algumas peças ultra colorida ou com caveirinhas, até elas estarem prontas e venderem como água!

Elas conversam, aprendem coisas novas, se divertem e colocam a cabeça pra funcionar. Mulheres de ontem empoderadas hoje e dando o exemplo pras meninas que se tornarão idosas.

A loja abre de segunda a sexta-feira, das 10h às18h e fica na Rua do Poço dos Negros 124, São Bento, Lisboa - Portugal. A Avó Veio Trabalhar https://m.facebook.com/AAvoVeioTrabalhar/ 

RECENT POSTS

ARCHIVE

bottom of page